quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Articulações: estruturas e diferentes formatos

O que é articulação?

Articulação é o local de conexão entre dois ou mais ossos, proporcionam a mobilidade e a sustentação do esqueleto, além de evitar o desgaste ósseo.
As articulações podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais (de acordo com o material encontrado entre os ossos e a extensão de movimento da articulação)

Articulações Sinoviais (Diartroses) ou articulações de movimentos amplos: 

As articulações sinoviais incluem a maioria das articulações do corpo. As superfícies ósseas são cobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana e líquido sinovial. 
Permitem grande série de movimentos. Entre as articulações móveis destacam-se as articulações dos membros, como o ombro, a anca, o cotovelo, o joelho, entre outros.



Estruturas das Articulações Móveis 

Ligamentos 
Os ligamentos são constituídos por fibras colágenas que ficam paralelas ou entrelaçadas umas às outras. São maleáveis e flexíveis para permitir liberdade de movimento, porém são muito fortes, resistentes e inelásticos (para que não cedam facilmente à ação de forças).
ligamentos do joelho

Cápsula Articular 

É um revestimento membranoso que cobrem as superfícies articulares. Apresenta-se com duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna). 

  • A Membrana Fibrosa (cápsula fibrosa) é mais resistente e pode estar reforçada, em alguns pontos por feixes também fibrosos, que constituem os ligamentos capsulares, destinados a aumentar sua resistência. Tem por finalidade manter a união entre os ossos, mas além disso, impede o movimento em planos indesejáveis e limitam a amplitude dos movimentos considerados normais.
  • A Membrana Sinovial é a camada mais interna da cápsula articular e forma um saco fechado chamado cavidade sinovial. É muito vascularizada e inervada (terminações nervosas) sendo encarregada da produção de líquido sinovial. Possui ácido hialurônico que garante a sua função lubrificadora.

Cavidade Articular
delimitada pela cápsula articular e preenchida pelo líquido sinovial.

Cartilagem articular
formada por tecido conjuntivo cartilaginoso, reveste as extremidades de contado entre ossos, ela diminui o atrito entre eles e é nutrida pelo líquido sinovial.

Líquido sinovial
é produzido pela membrana sinovial, nutri e lubrifica as superfícies articulares (preenche a cavidade)

Bolsas Sinoviais (Bursas) 
São bolsas de revestimento sinovial entre os músculos, tendões, ligamentos e ossos.
As bursas reduzem o atrito entre as duas superfícies em movimento. Elas facilitam o deslizamento de músculos ou de tendões sobre proeminências ósseas. Estão localizadas nos pontos de fricção onde há tendões ou músculos que passam por cima do osso.



Articulações semi-móveis ou Anfiartrose 
São articulações semi-móveis compostas de tecido cartilaginoso e, portanto, de movimento limitado. Pode ser encontrado de 2 tipos:
  • Sincondroses: mantêm os ossos articulados por cartilagem hialina (clara, transparente). Podem ser do tipo temporário (placas epifisárias) e permanente (cartilagem costal).
  • placa epifisária (cartilagem de crescimento)


  • Sínfise: mantêm os ossos articulados por tecido fibrocartilaginoso. Exemplos: ossos do quadril e vértebras. 
    (As articulações do quadril são: Sacroilíaca e Coxofemoral. A articulação sacroilíaca só realiza movimento de deslizamento.)


Articulações imóveis ou sinartroses
São articulações no corpo humano que não se movem, para o processo em que a cartilagem se transforma em osso. 
Embora o corpo humano não possua muitas articulações imóveis, elas são muito importantes para várias funções, desde a mastigação ao desenvolvimento infantil. Há três tipos de articulações imóveis: gonfose, sutura e sindesmose.
  • Gonfose: As articulações gonfose são onde um osso se encaixa em outro e não se pode mover. O único exemplo no corpo humano são os dentes. Para essa articulação, um tecido fibroso conecta os dentes aos alvéolos dentários e os mantêm no lugar. Embora essa articulação seja imóvel, a pressão gradual pode movê-la à força, como no caso de aparelhos.
  • Suturas: São articulações temporárias que desaparecem no decorrer do desenvolvimento humano. O único exemplo no corpo humano está localizado no crânio (conforme o seu crescimento) que é constituído de múltiplas camadas.
  • Sindesmose: São articulações permanentes, caracterizadas como tecido de preenchimento. Quando um osso é muito afastado do outro é necessário que haja um tecido para preencher esse espaço.


Autores: Giovana Araujo e Lisandra Eleutério



Referências Bibliográficas: https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-articular/diartroses/https://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=383http://omelhordaanatomia.blogspot.com.br/2011/07/sistema-articular-junturas.htmlhttps://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1psula_articularhttp://carlalocce.blogspot.com.br/2007/04/articulao-sinovial.htmlhttp://cienciasmorfologicas.webnode.pt/anatomia%20sist%C3%AAmica/sistema-articular/


Imagens:http://anatomiabymonitorthiagoanexos.blogspot.com.br/2010/02/sinovial-condilar.htmlhttp://fisioliferodrigorivelino.blogspot.com.br/2011/04/doenca-articular-degenerativa_06.htmlhttps://www.auladeanatomia.com/upload/site_pagina/sinovial.jpg?x73185https://vidadefisioterapeuta.wordpress.com/2015/02/23/anatomia-humana-sistema-articular/https://cristianearruda.wordpress.com/2011/11/16/http://www.iqb.es/cbasicas/fisio/cap06/cap6_2.htmhttps://vidadefisioterapeuta.wordpress.com/2015/02/23/anatomia-humana-sistema-articular/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.