quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Tendões

O Tendão é uma estrutura fibrosa, um cordão fibroso, constituído por tecido conjuntivo e faz parte do músculo estriado. Possui uma enorme resistência.


A função dessa estrutura fibrosa, o Tendão, é manter o equilíbrio estático e dinâmico do corpo, ligando o músculo ao osso ou a outras estruturas corporais. Esse equilíbrio ocorre através da transmissão do exercício muscular aos ossos e articulações, transmissão de força, garantindo o movimento.



É importante ressaltar que Tendão é diferente de Ligamento.  A função do ligamento é vincular osso com osso, garantindo a estabilidade do corpo. Já o tendão é responsável pelo movimento do corpo, ligando músculo com osso.




A Patologia mais comum relacionada a Tendão é a Tendinite. Essa patologia ocorre quando surge uma inflamação no tendão. Pode atingir o ombro, o pulso, o joelho, o cotovelo e o tornozelo.  




Um Tendão pode estar envolvido na flexão( tendão flexor) ou na extensão (tendão extensor), dependendo do local do corpo.

Tendão Patelar, Tendões das Mãos e dos Pés, Tendões do Cotovelo, são alguns tipos de tendões que existem no corpo, mas dentre eles destaca-se o Tendão Calcâneo.


Tendão Calcâneo – É o tendão mais forte do corpo, também conhecido como Tendão de Aquiles.  O ponto de inserção fica no calcanhar e nos  músculos superficiais posteriores da parte inferior da perna.




Autores: Eliza Gomes, Lais Barbosa e Reylla Garcia
Referencias Bibliográficashttps://conceito.de/tendao
                                                 http://www.ehow.com.br/lista-tendoes-corpo-lista_16324/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.